Lavando roupa

Dicas do Bolsa de mulher, bem básicas, que fazem diferença, mas que a gente nem sempre segue. Eu já percebi a diferença com as roupas brancas, quando casei colocava tudo junto, minha cunhada que explicou que é melhor esperar e juntar um pouco mais pra lavar do jeito certo, com produto certo, senão a roupa fica feia mesmo. O mesmo vale pra roupas delicadas como tops, lingerie e blusinhas finas.

Agora fiquei bege pensando se tem alguem que lava pano de chão com demais roupas…pelamor né? Nem as cobertas dos bebês caninos, tô só imaginando o tanto de pêlo que ia juntar nas minhas roupas…

É melhor separar tudo mesmo, roupa de banho, cozinha, pessoal, animais e panos de limpeza – aqui em casa somos só eu e o marido, quando consigo (melhor, quando a paciência deixa) seguir as regrinhas economizo até tempo, porque ai posso tirar um dia da semana só pra isso e consigo lavar cada coisa como tem que ser – sonho de consumo que isso vire hábito…

Imagem: Esmaltes Collection

Na pressa de usar aquela peça que você adora, muitas vezes a coloca com as demais do cesto de roupa suja e a joga na máquina de qualquer maneira. Saiba que esse é um dos erros mais comuns na hora de higienizar as roupas. “Quem quer conservá-las por mais tempo, deve evitar fazer esse processo de qualquer maneira”, afirma Paulo Ricardo, gerente operacional da Prima Clean, empresa de serviço de lavanderia express, em São Paulo. Conheça os dez erros principais na hora de lavar a roupa e como evitá-los com as dicas do especialista.

Negligencear as etiquetas:
“Parece besteira, mas os símbolos de lavagem existem justamente para que você entenda qual é a melhor maneira de conservar aquela peça. Ignorar essas instruções pode levá-la a fazer algo que pode causar danos irremediáveis em suas peças.”

Ignorar a diferença de cores:
“Roupas brancas jamais devem ser lavadas juntamente com as coloridas. Se fizer isso, com certeza as mais claras ficarão manchadas. Ainda que a roupa de cor não solte tinta, o branco ganha um desgradável aspecto amarelado em contato com as demais peças.”

Misturar peças de uso pessoal com de uso doméstico:
“Roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.”

Não verificar o grau de sujeira:
“As peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo, ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada, ou seja, é um dano que pode ser dispensado. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.”

Exagerar no sabão em pó:
“Entenda que não é o excesso de sabão que limpará as suas roupas, portanto, não abuse na quantidade. Quanto mais detergente você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, caso fique algum resíduo de espuma nas peças, pessoas de pele sensíveis podem ter alergia.”

Usar a água para lavagem em temperatura indequada:
“Algumas máquinas de lavar possuem água quente, o que ajuda bastante na limpeza. Contudo, as pessoas não a utilizam de maneira correta. Note que as novas máquinas digitais têm a pré-lavagem, etapa em que a água não aquece, porque as manchas e sujeiras devem ser retiradas primeiro com água fria. Se você colocar água quente na primeira lavagem, em vez de remover as manchas e a sujeira você pode agravá-las, tendo como resultado final uma mancha aparente. Por isso, é importante sempre utilizar a pré-lavagem com água fria para depois utilizar água quente como complemento da limpeza.”

Abusar dos alvejantes:
“Não acredite em truques milagrosos para remoção de manchas. Há tecidos que desbotam e até esgarçam com o uso de produtos inadequados ou itens caseiros.”

Deixar muito tempo de molho:
“Só peças extremamente sujas precisam de molho. Além disso, o contato das peças com a água e o sabão por um tempo acentuado pode provocar manchas ou desbotar as cores.”

Esquecer do amaciante:
“A quantidade deve ser pequena, mas esse produto é indispensável. A lavagem endurece as fibras das roupas, o que as deixa desagradáveis ao toque e mais difíceis de passar.”

Passar roupas sujas:
“Um dos erros mais comuns é passar as roupas sem que estejam lavadas. Mesmo que aparentemente pareçam limpas por um uso único, pode haver alguma sujeira menos aparente e o ferro quente pode fixá-la para sempre, deixando aquela mancha desagradável”.

Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s