Emagreci e agora?

musculaçao

Um dos erros mais comuns que a gente comete é achar que porque chegou no peso desejado, pode parar, respirar fundo e relaxar. É comum ver gente que emagreceu tendo que correr atrás do prejuízo porque parou de malhar, não controla peso e engana a si mesma na reeducação alimentar – é o meu caso, já que emagreci comendo de tudo, é fácil usar isso como desculpa pra comer sem noção e mesmo mantendo um diário, deixa de anotar as quantidades por exemplo, ou de manter uma rotina de peso e medidas, daí  o estrago é imediato, é possível recuperar peso de um mês pro outro sem nem saber porque.

Diz a lenda que a gente precisa de 1 mês de manutenção pra cada peso eliminado, sendo assim, uma pessoa que emagreceu 10 kg, precisa fazer manutenção por 10 meses.

Mas o que a gente deve fazer então? Buscar novos desafios sempre! Porque não chapar a barriga, definir um pouco os musculos ou se preparar pra uma maratona?

Eu estacionei. Cheguei num peso bom e estou a não sei quanto tempo fazendo manutenção, mas na verdade o que queria era um novo desafio, só que a fibro me deixou medrosa, daí comecei a usar a desculpa de que meu corpo tá bom e que não preciso ser tão exigente comigo mesma.

Daí fui visitar uns blogs e vi o quanto esse pensamento é cômodo, encontrei mulheres de sucesso que continuam buscando se melhorar, mesmo depois de já estarem com o corpo lindo e fiquei cheia de motivação pra investir num treino tambem.

Não é apenas pelo corpo não, mas principalmente pela saúde: mental, dos ossos, artérias, coração, pulmão, pelo bem estar e auto estima, e claro – porque eu quero envelhecer com muita disposição, força e energia!

Minha dermatologista falou sobre isso na ultima consulta, eu tô com 40 anos e não dá pra tampar o sol com a peneira, a cada ano, a musculatura diminui consideravelmente, a resistência cardiovascular tambem e aumentam os riscos de lesões, doenças cardiovasculares e ósseas e fica mais dificil emagrecer, a gente acumula mais gordura na região da barriga, sem contar os efeitos da menopausa. No meu caso tem um agravante que é a fibromialgia, mais um motivo pra investir pesado na atividade física, porque um corpo forte sente menos dor, além da atividade física melhorar a postura e a qualidade do sono, tem um efeito positivo contra o stress, a depre (que não é meu caso, graças a Deus!) e a ansiedade…

Enfim…

Como não sou de esperar segunda feira pra nada, comecei ontem mesmo meu projeto que inclui treino físico sobre medida, alimenação preventiva (vou tentar, mas não prometo nada), e o reforçinho básico aqui e ali…

Me acompanhem pra ver os resultados tá?

Smiley piscando

7 comentários

    1. Pois é Flávia, eu vejo muita mulher linda, de corpo maravilhoso que não pára de buscar novos desafios, acho que isso mantem a gente ativa de corpo e mente, tambem quero definir mais o corpo…beijão!

  1. Cris, eu quero é engordar rsrsrs, estou muuuuito magrinha… Sua força de vontade é contagiante! Ó pelas fotos do antes e depois que vi em algum lugar por aqui, você está uma gata, tem que cuidar sim!!! Tenho que esperar a Aicha acordar menos a noite para mamar, tomar algumas decisões para a vida, aí sim vou ENGORDAR. Amanhã volto para ler os posts anteriores…

    Beijoca, lindinha.

    1. Eita! o sonho de 10 em 10 mulheres é dizer isso: “quero engordar”…rsss….eu fiz uma dieta de engorda tempos atrás, pq fiquei com a cara de doente, agora não quero “engordar” mas quero definir o corpo, dar uma encorpadinha nas coxas, bumbum e chapar a barriga…dá pra fazer isso com os exercicios certos viu? depois vou colocar o treino aqui, quem sabe voce se anima, dá pra fazer em casa (eu não vou em academia nem por decreto) e voce só precisa de uns 45/50 minutos 3 vezes por semana…

  2. Ô Golfinho, não dá para engordar sem fazer exercícios, mas tem que ser um trabalho de engorda forte! Com os problemas que o Universo me mandou para eu trabalhar a paciência, só algo substancioso hahaha.

    1. uma dica? nutricionista, eles podem indicar uma dieta sob medida pra voce, além de complexos vitaminicos, mas nada de sair tomando o que qualquer um indica tá? sério mesmo, conheço gente que era magra e virou obesa por causa desses complexos que o povo vende por ai…

Adoro comentários!

