UTI da auto estima–6º passo

mulher-no-espelho

Perdoe!

Eu acredito piamente que o perdão é o princípio da cura. A medida que voce vai perdoando, vai tambem tirando um peso das costas, se libertando da carga pesada que é julgar e condenar a sim mesmo e os outros e começa a abrir espaço em sua vida pra coisas que realmente importam. O perdão anda junto com o amor, é impossivel amar de verdade se não tiver perdão.

Todo mundo erra. Errar deveria ser um direito adquirido com o nascimento, pra nos lembrar que não há na terra uma pessoa perfeita, livre de erros, de magoar e ser magoada. Pessoas saudáveis convivem bem com isso, ficam chateadas na hora, mas logo partem pra outra, sabem que isso faz parte da vida. Outras nem tanto, ficam remoendo seus erros e os dos outros, não importa quando aconteceram. Geralmente são os mais críticos e exigentes e igualmente infelizes e doentes. Quantas vezes a gente erra tentando acertar? Então, o jeito é não se culpar quando fizer algo que não deseja ou tiver um comportamento errado. Aprenda a se perdoar antes de mais nada, porque aí voce vai aprender a perdoar os outros tambem. Procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde, pense nos motivos que te levaram a agir de determinada maneira, não pra justificar o erro, mas pra aceitar que você não é perfeita. Mas faça isso e pare, ficar se culpando, remoendo, xingando, desejando se vingar desse ou daquele, não vai resolver o problema, só faz com que você abaixe ainda mais a sua auto-estima.

Um exercício de perdão é se colocar no lugar da pessoa que te magoou, pense nos motivos que a levaram a agir dessa ou daquela forma e se você, no lugar dela, não faria o mesmo. Então foque bem a imagem dessa pessoa, respire fundo e diga:

Eu te perdoo por você não ser como eu gostaria que fosse, te perdoo por ter feito isso ou aquilo, te perdoo e te liberto e me liberto tambem da carga pesada de te condenar infinitamente por um erro que cometeu num momento de fraqueza”.

Então realmente liberte-se dessa amarra que te prende a ela e vai viver sua vida, porque não tem nada que atrapalha mais o progresso do que a culpa, seja a sua ou a dos outros.

Namastê!

Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s