Dia mundial da fibromialgia

380222_309401485803361_100002005351007_693108_618036432_n

Falando como paciente, não é fácil não, mas se a dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Digo isso porque nesses 5 anos de diagnóstico aprendi que posso amenizar ou piorar os sintomas, depende do meu estado de espirito. Bom humor ajuda muito, eu e minha eterna TPM já percebemos isso, então optamos pelo meio termo: humor negro e vamo combinar que não tem nada melhor que ser capaz de rir na nossa própria condição.
Eu mantenho o mesmo tratamento desde o começo, mas em janeiro comecei a terapia de grupo e tô adorando, tem me ajudado muito. Então se puder dar um conselho eu diria pra fazer terapia, independente do tratamento que escolher, eu demorei pra começar, mas agora me pergunto porque não fiz isso antes? Aprender a resolver nossas questões internas melhora muito a qualidade de vida!
A ioga tambem é uma ótima opção…viver zen é meu sonho de consumo…

Falando nisso: Namastê pra você!

5 comentários

  1. Nossa Flor, não sabia…
    Olha, eu não tenho isso, mas sinto uma dor de cabeça que me acompanha, há 20 anos. Já fiz de tudo: não tenho disfunção de ATM, mas mesmo assim pus aparelho, usei óculos, fiz tomografia há 2 anos, tomei medicamentos pesados, leves, acupuntura, etc. Nada funcionou. Disseram que é enxaqueca tensional, só que acordo com ela. E ela fica alí, de fundo, o tempo todo. Só que tem dias que ela piora, e se eu não tomo nada, me dá naúse, fico doida de dor (aconteceu isso hj às 6 da manhã, pensa?) É como vc disse, tem que aprender a conviver e parei de ir atrás. Me disseram (num centro sério que fui) que isso não tem solução, é resquícios de outras vidas. Não se se acredita, eu acredito, e independente de ser verdade ou não, vou conviver com isso. Vivo a base de Dipirona, tenho na bolsa, na gaveta do trabalho, em todo lugar. Não tomo diariamente, mas difícil passar de 3,4 dias. Fazer o que? Existem tantas coisas e dores piores, que direito tenho de reclamar? E vc faz bem em se cuidar e levar isso na “esportiva”… Bjs!

  2. Ai, linda. Além da dor deve ser irritante. Você e a Lu devem ficar com um humor terrível, estou errada? Por que eu fico. A maioria de meus problemas de saúde são de fundo emocional, sou daquelas que não falam o que sentem e guardo tudo, EU guardo, o meu corpo não, ele me castiga, estou mudando isso aos poucos mostrando meu mau humor para as pessoas se tocarem e me deixarem em paz.

    Beijoca para vocês duas e se cuidem, esse é o caminho: pensar em si, eu já descobri é o melhor caminho.

    1. Meu nome é Valéria, sou fibromiálgica e terapeuta holística, consegui unir um pacote de técnicas que me permitem viver sem remédios e sem dor na maior parte do tempo. Queria pedir a Chris que realize a pesquisa de fibromialgia no meu site e a Lu, se quiser, preencha o teste dos meridianos, posso te enviar um parecer de acordo com a teoria dos meridianos que é parte da Tradicional Medicina Chinesa.
      http://www.valeriaholistica.com
      Um abraço,
      Maria Valéria

Adoro comentários!

