A verdade sobre o microondas

 

21388901_4

No último post a Cris reacendeu uma antiga dúvida, se o uso do microondas pode fazer mal a saúde, fui pesquisar e achei várias respostas, aqui tem 3:

Do site Galileu (em nutrição)

É verdade que o alimento preparado no forno microondas faz mal à saúde? A comida perde as proteínas?
Não. As refeições preparadas no forno microondas não fazem mal à saúde. As ondas eletromagnéticas produzidas pelo aparelho são de alta freqüência e, ao penetrar nos alimentos, são imediatamente convertidas em calor, sem deixar nenhum resíduo. Ao contrário das ondas de raio X, raios gama e ultravioleta, as microondas não são ionizantes, ou seja, não modificam as moléculas do alimento atingido. Do ponto de vista nutricional, os alimentos cozidos em microondas são iguais ou até melhores que os preparados de forma convencional, pois a comida passa menos tempo em cozimento, perdendo, assim, menor quantidade de vitaminas e sais minerais. Também não há perda de proteínas nas refeições preparadas em microondas. O que pode ocorrer, em temperaturas acima de 45_C, é a desnaturação protéica, processo que transforma as proteínas e destrói suas propriedades fisiológicas, dificultando seu congelamento e sua mistura à água, por exemplo. Mas isso não implica perda de suas propriedades.
Fonte: Renata Faggion Bortoluzzo, nutricionista pós-graduanda da Unifesp – Escola Paulista de Medicina

Do blog Alimentissimo, que explica essa controvérsia

Voltando ao microondas, eu realmente não achei nada. E olha que procurei exaustivamente, com várias palavras-chaves diferentes. Tudo o que eu achei foi, em geral, evidências de que cozinhar no microondas preserva alguns nutrientes que costumam ser perdidos quando se faz cozimento convencional, principalmente em relação a legumes. Agora, se você quiser procurar no Google, vai encontrar uma enxurrada de textos sem referência alguma (ou com uma ou duas referências de 1970 e pouco) falando que o microondas é um eletrodoméstico do mal que foi inventado pelos nazistas. Todos eles citam um tal de Dr. Hertel, de quem não encontrei nenhuma evidência de que realmente tenha existido. Pelo menos ele nunca publicou nenhum texto científico (bem, dizem que ele foi proibido de falar qualquer coisa contra o microondas em 1992).
Texto da Angela, leia tudo que vale muito a pena.

E no site Faz fácil tem dicas de conservação, curiosidades e um trecho que chamou minha atenção

Segundo comprovação da Organização Mundial de Saúde, os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Os fornos de microondas são perfeitamente seguros e construídos para uso doméstico.

A minha opinião

levei muito tempo pra comprar o meu por causa dessa controvérsia e hoje me arrependo de não ter comprado antes, pra mim é um espetáculo ver legumes cozidos terem a mesma cor de quando estavam crus, antes tinha que cozinhar e jogar na água gelada pra manter a cor, sem contar que me divirto muito com as possibilidades que ele me oferece

Espero ter ajudado…mas queria lembrar que existe uma discussão parecida com relação as panelas de aluminio, tem gente que diz que faz mal, que o ideal é panela de ferro ou barro…e agora o que a gente faz? bora pesquisar?

Namastê!

2 comentários

Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s