Vegetal camuflado

risotodelegumes

Todo mundo sabe que não adianta só comer pouco, é preciso comer coisas saudáveis, uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além de mais saudável é mais fácil de seguir. Mas tem gente que simplesmente não gosta e definitivamente não come nada disso, daí até emagrece, mas perde saúde porque nosso corpo precisa desses nutrientes pra ficar forte e ativo, ainda mais se faz atividade física. Uma dica nesses casos é camuflar os vegetais. Eu aprendi isso por causa do meu marido que não comia essas coisas de jeito nenhum – apesar da minha sogra manter uma alimentação rigorosa na casa dela. Comigo era o contrário, fui criada comendo muita verdura e legume, nunca faltava fruta em casa, gosto tanto que começo a pensar na refeição pelos vegetais que vou preparar, o resto que é acompanhamento. Então, pra driblar essa dificuldade do meu marido, comecei a camuflar os vegetais no meio da comida, deu certo, aos poucos fui mostrando, explicando o que ele estava comendo e pra que servia. Hoje em dia ele come até jiló…mas não sabia até agora…😉

Opções pra camuflar vegetais:

  • no arroz: além do risotinho básico, dá pra colocar cenoura ralada, couve flor picadinha, talos de vegetais, salsão, brócolis,etc…
  • no macarrão: coloque legumes picados no molho, ou faça um alho e óleo com brócolis e calabresa picadinha, uma salada de macarrão com atum e vegetais ralados – vale até caprichar na maionese
  • tortas, patês e fritadas: use no recheio bem picadinhos, eu faço um patê de sardinha em lata que todo mundo gosta e é bem saudável, bem carregado de vegetais, no omelete tambem dá pra usar cenoura ralada, tomate picadinho com orégano e cebola, pimentão, etc e claro, tem o tempurá, que a gente pode fazer em casa e ainda tirar onda de expert em cozinha, tambem gosto de fazer uma lasanha de berinjela, demorou pro Edu perceber a diferença
  • farofas, recheios, saladas, sanduiches, sopas, cremes e acompanhamentos divertidos – só usar a imaginação e combinar com outros alimentos que a gente gosta
  • salada de frutas: pra ajudar o povo a comer vale regar com leite condensado, creme de leite, chantilly ou calda de chocolate – aos poucos vá diminuindo a quantidade, até tirar tudo
  • a gente tambem pode colocar pedacinhos de fruta no meio da gelatina na hora de preparar, fica uma delicia, tambem dá pra bater a gelatina com morango e iogurte por exemplo, fica uma espuma fresca, saborosa e saudável
  • nem vou falar das vitaminas tá? dá pra fazer tanta coisa com um pouco de fruta, alguns vegetais, água, leite ou iogurte
  • e finalmente, bolo: pode usar suco de laranja no lugar do leite sabia? até pra fazer bolo de chocolate, fica uma delícia!!! sem contar que a gente pode colocar pedacinhos de fruta no meio da massa, combinar com passas, frutas cristalizadas,etc…

Espero ter ajudado.

Namastê!

3 comentários

  1. Adorei as dicas…Ontem mesmo fiz um macarrão com brócolis e queijo de outro mundo…
    Beijocas!
    PS Tenho uma macinha aqui em casa ue não come fruta de jeito nenhum…nem camuflada, ela sente o cheiro de longe e começa a ter enjôos..então, melhor não forçar mesmo!

  2. adorei as dicas, graças a Deus meu filho sempre comeu bem, dá trabalho e´agora que so quer saber de fast food….passa a receita de macarrão com calabresa e brócolis pra mim? bjs!

  3. Opa! Eu também adorei as dicas!
    E gostei mais ainda que são receitas fáceis de fazer, sou uma “asna” na cozinha amiga, então preciso de coisas fáceis e mesmo sim com receita, pois improvisar não é comigo.
    Depois se der me passa a receita do patê de sardinha em lata e a gelatina você bate com iogurte e morango ou com um só? E o iogurte é normal com sabor?
    Viu como eu preciso de detalhes?
    Aliás, parece que todas as suas receitinhas agradaram por aqui, valeria a pena colocar todas e outras mais que você saiba.
    Beijocas!

Adoro comentários!

