Exercícios Físicos para Fibromialgia

Texto integral tirado do site do GAFIBRO, pra saber mais, clique aqui. Foi mais ou menos assim que retomei (e mantenho) minha atividade física, mas depois tenho uns comentários pessoais sobre alguns tópicos…

 

A atividade física é uma das melhores práticas para a Fibromialgia. Porém, como realizar tais atividades para fibromialgia? Abaixo, são apresentadas algumas orientações, dicas e recomendações que podem ser extremamente importantes para tais pacientes.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS PARA FIBROMIALGIA

  • Os exercícios físicos aeróbicos (como caminhar, correr, fazer hidroginástica e andar de bicicleta) são os mais indicados para fibromialgia. Porém, na fibromialgia, recomenda-se a realização de tais exercícios numa intensidade de leve a moderada. Essa intensidade recomendada deve ser capaz de promover um ganho cardio-respiratório. O paciente pode medir isso de forma a sentir que esta se esforçando, porém sem exagerar nesse esforço. Uma forma de quantificar esse esforço é conseguir falar enquanto se realiza o exercício.
  • No entanto, iniciar a atividade física e mantê-la pode ser um tanto difícil. Pois as dores podem aumentar um pouco, a fadiga pode incomodar e o paciente pode se sentir desmotivado. Porém, é importante continuar. O paciente tem que persistir! Pois os benefícios da atividade física são muitos, e só vêm com o tempo. Até a atividade física trazer benefícios para o paciente com fibromialgia pode levar de seis a oito semanas.
  • É, não é fácil, portanto, uma dica importante é começar bem devagar e ir aumentando o ritmo da atividade. Pode-se começar com uma caminhada diária de 5 minutos, de preferência em um terreno plano. Na semana seguinte, aumente para 10 minutos diários. Até atingir 40 a 60 minutos, todos os dias.
  • Sim, é importante fazer os exercícios diariamente. A recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva é de 5 a 7 vezes por semana de atividade física, com a duração de pelo menos 30 minutos e de moderada intensidade.
  • Porém, caso o paciente sinta que a intensidade do exercício adotado esta incomodando muito os sintomas da fibromialgia, pode-se tentar reduzir um pouco a intensidade e mantê-la por um período maior. sp;

ALONGAMENTO E MUSCULAÇÃO PARA FIBROMIALGIA

Apesar da musculação e do alongamento se mostrarem técnicas promissoras para fibromialgia, algumas pesquisas na área da dor crônica relatam que ainda é necessário se pesquisar mais sobre o tema.

ALONGAMENTO PARA FIBROMIALGIA

  • Para realizar o alongamento recomenda-se uma freqüência superior a duas vezes por semana.
  • Ao manter uma posição de alongamento a intensidade deve ser de médio desconforto. Deve-se realizar de três a quatro repetições, e a posição escolhida deve ser mantida por um período de 10 a 30 segundos.
  • Recomenda-se que seja feito alongamento dos principais grupos musculares do corpo. Músculos da região do pescoço, das costas, membros superiores e membros inferiores.
  • Veja abaixo alguns exercícios de alongamento recomendados para fibromialgia:http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/amelia/artigos/exercicios.pdf

MUSCULAÇÃO PARA FIBROMIALGIA

  • Recomenda-se uma freqüência de duas a três vezes por semana;
  • É recomendado, no mínimo, uma série de 8 a 12 repetições;
  • Deve-se realizar qualquer tipo de exercício que possa haver um aumento progressivo de carga.
13 comentários

  1. Boas dicas amiga. E qto ao seu comentario.Ser humano é complicado , sempre esta arrumando um motivo para se magoar , esta historia de oferecer selinho eu acho hiper complicado.Beijosss

  2. olá! felizmente que tu vês a fibromialgia com optimismo, ou seja, tu praticas desporto, estás em forma, e tens isso controlado. E quem não se sente como tu, com forças para praticar desporto, o que tem de fazer ? Eu acho que o combate á doença, está no optimismo….. beijos e um abraço

  3. Olá amiga.

    Muito interesante o que acabei de ler, mas para mim só a hidroginastica, me tira a dor, aliás logo que entro na agua, começo a sentir os músculos a descomprimir.Há um tempo que nao pratico, mas vou recomeçar dia 1 de Setembro e já agora quem tem Fibromialgia,pq não experimentar?
    Vai fazer 15 anos que tenho Fibromialgia, e muitas vezes desanimo,mas logo me “levanto”,porque temos que ser nós proprios a ajudar-nos a dar-nos força, porque as outras pessoas infelizmente muitas vezes por desconhecimento ,outras por falta de humanidade nao nos ajudam nada nas criticas que fazem,portanto Força para todos os doentes Fibromialgicos e muita Coragem, sabemos que temos que viver um dia de cada vez…
    Bjinhos

  4. Nossa! sei que tem muitas pessoas sofrendo com fibromialgia.Estou agora numa crise terrivel e para ajudar ninguem acredita nas minhas dores, nem meus filhos.Isso e de uma desumanidade terrivel.O que faço?Quero ficzar boa , sarar desta doença que se instalou no meu corpo e me deixa muito mal.Tem alguem ai com uma formula magica para me fazer sarar desta doença horrorosa?

  5. Awesome tips, thats why I love visiting your blog, you always give out the best steps anyone can just follow and see instant results.
    Dicas incríveis, por isso que eu adoro visitar seu blog, você sempre dar os melhores passos ninguém pode apenas seguir e ver resultados imediatos.

  6. oi quero dizer que depois que casei e fiquei em casa sem trabalhar alguns anos depois comecei senti dores no corpo e algumas pessoas falaram que eu so reclamava de dor para eles era mentira com a graça de deus a cada tempo que passa deus vai revelando o que acontece com nosso corpo ate ano 2000 nao tinha estas coisas meu final de semana ia dançar a unica dor que me lembro era dor na coluna pois eu trabalhava na pizza hut o serviço era muito corrido e quando ficava na pia lavando louça aonde doia as costas hoje descobri que tenho a fibromialgia mas preciso ter diagnostico dos medicos.

  7. ola pessoal tenho fibromialgia a mais ou menos 8 anos e a tres ate que enfim achei um medico que se interessou pelo meu caso.por que ate os medicos nem sempre ligam muito para os seus pacientes.estou tentanto fazer musculaçao que sempre foi uma das coisas que gostei de fazer mas enfim e muito dificil nem todos os dias estou animada para ir ate a academia, sem dizer a medicaçao que tem corticoides e me faz engordar.bjs para vcs.

Adoro comentários!

