Fibromialgia e a alimentação

Respondendo a pergunta da Aldaires:

Qual alimentação seria a melhor no caso de quem tem fibromialgia e o que não pode ser ingerido?

De acordo com minha médica (e mais alguns que vi aqui e ali), a fibromialgia pode estar diretamente ligada ao condicionamento emocional do individuo, apesar de não ter causa comprovada, mas se situações de alegria e tristeza provocam efeitos diferentes em organismos normais, imagine então num organismo sujeito a dor involuntária?

Os alimentos a serem evitados são sempre aqueles que provocam algum desconforto ao serem ingeridos, por exemplo: algumas pessoas tem intolerancia a lactose, portanto devem procurar outra fonte de proteina e calcio, outras pessoas passam mal com fibras ou alimentos integrais – no meu caso, a Sindrome do Intestino Irritavel, me leva a correr pro banheiro assim que acabo de comer, o que não chega a ser ruim, mas dependendo do lugar que estou, pago mico…) enfim, é bom lembrar que todo excesso é prejudicial, principalmente gordura, açúcar e alimentos industrializados. O álcool é sempre um grande vilão, assim como a porcaria do fedorento cigarro…

As recomendações alimentares são as mesmas pra qualquer pessoa, sempre, mas é fato que alguns alimentos fornecem nutrientes e substancias que aumentam a produção de neutrotransmissores responsáveis pelo  bem estar, são eles:

O triptofano e carboidrato: resumindo, são substancias que fornecem a serotonina que é o neutrotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.
Onde encontrar?
Triptofano: carnes magras, peixes, leite e seus derivados, nozes e leguminosas.
Carboidratos: pães, cereais, biscoitos, massas (tudo integral ok?) e arroz, frutas, legumes, chocolate amargo (com moderação hein!)

Proteinas: mais complicadinho, a proteina leva nosso organismo a produzir suas proprias proteinas – um aminoacido chamado de tirosina que está relacionado a produção de dopamina e adrenalina: neurotransmissores que promovem o estado de alerta e a alegria. Deu pra entender? é importante saber os nomes pra consultar outras fontes dessas substancias (eu só apenas mais uma paciente xereta ok?)
Onde encontrar? Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e derivados…

Folato (ácido fólico): Um dos mais potentes antidepressivos naturais, preciso dizer mais?
Onde encontrar? espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve, maça e soja

Vitamina B6: produz os neurotransmissores norepinefrina e serotonina, responsaveis pela melhora do humor…
Onde encontrar? frango, atum, banana, cereais, levedo de cerveja, arroz, cará, alho e sementes…

Calcio: ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo, reduz os efeitos da TPM, participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares, regulariza a presão arterial e os batimentos cardiacos, quer mais?
Onde encontrar? leite e derivados (magros, por favor!)

Magnesio: colabora diretamente com o trabalho do calcio no organismo, tambem é responsavel por regularizar os nives de serotonina, a produzir energia, manter a função cardiaca normal e faz milagres com os impulsos nervosos.
Onde encontrar? derivados de soja, salmão, espinafre, aveia, arroz integral…

Selenio: potente contra depressão, irritação e ansiedade – atua diretamente no estado de humor.
Onde encontrar? castanha do Pará, amendoas, atum, sementes de girassol, trigo integral, peixes…

Omega 3: além de proteger o coração e as arterias, auxilia na redução do colesterol, mantem os nives da pressão arterial, fortalece o sistema imunologico e ainda auxiliam nos tratamentos contra depressão.
Onde encontrar? salmão, atum, arenque, bacalhau, sardinha, óleos de peixe, sementes de linhaça, abacate..

Pimenta: libera noradrenalina e adrenalina, responsaveis pelo estado de alerta e melhora no ânimo de pessoas que sofrem de depressão.

Camomila: precisa dizer que acalma? diminui ansiedade, depressão e de quebra auxiliam nos tratamentos de insonia.

Maracujá (idem a camomila)

Café: se tomado com moderação (3 a 4 por dia) pode prevenir a depressão, melhorar a concentração, o humor e o estado de espirito. O ideal é coar em coador de papel.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, só mandar…

Namastê!

25 comentários

  1. Oi menina!
    Vê se cuida com este seu problema de nome complicado.
    Vc sabe o que fazer…então mãos-a-obra.
    Vi a barriga chapada do post passado e confesso: eu jamais terei uma barriga assim!
    Só nascendo de novo!
    hahahahahahahahaha
    Beijos

  2. Olá!!! Obrigada por compartilhar informações mto úteis conosco!!!

    Já experimentou fazer lemeterapia para a fibro?!! Estou no meio de uma crise e pensando seriamente em fazer…

    Boa sorte!!

    Abraços Fraternos!

  3. Gostei do que postou, estava pesquisando sobre a fibromialgia e te encontrei.
    Vou mudar minha alimentação para ver se me da mais ânimo e e deixar de ficar deprimida.

  4. obrigada pelas informações compartilhadas, descobri agora o nome de minhas dores generalizadas, e estou buscando a melhor maneira de lidar com isso e recuperar a minha qualidade de vida, boa sorte p nós. um abraço
    Ivanilda

  5. olá sou lene, acabei de descobrir que tenho essa doença ingrata e agora vai ficar mais facil de me tratar com suas dicas ,obrigada e bola p a frente a vida segue ,só depende da gente da uma ajuda com nossa alimentaçao e atividade fisica.bjsss e obrigada pela dica.

  6. olá sou Rita,consegui saber que tinha fibromialgia a seis anos atrás e agora seguirei suas dicas, obrigada
    pois sofro bastante e também tenho a Síndrome do Intestino Irritável.Obrigada pelasdicas;

    22 de dezembro de 2011 às 9.15pm.

  7. ola sou patricia, faz tempo que tenho essa doença sinto muita dor mas ja me acostumei o que me deixa triste que me da muita depressao por que isso esta interferindo na minha relaçao com meu marido muito desanimo sonolencia trabalho de mais as vezes nao consigo dominar esse sofrimento.obrigada pela dicas

  8. Legal o post. Amei. tratei fibromialgia por 4 anos com uma reumatologista e nao melhorei em nada. ERa sempre indo pra pronto socorro com dores principalmente nas costas
    Ha pouco tempo comecei um tratamento no Hops das clinicas em vitoria com a DRa Bernadete. Sou outra mulher. mantenho a aculpiuntura e o acomp. psicologico. ainda nao durmo tao bem. mas so de saber que a principal causa é o nivel baixo da serotonia, hj ja sei o que fazer. Alias estava achando que era frigida e descobri que não….. as coisas vao melhorar muito… parabens pelo post.

    1. Verdade Alexandra, a serotonina é essencial no bem estar, por isso é importante encontrar o quanto antes um tratamento adequado, fico sempre feliz quando vejo alguem que conseguiu controlar os efeitos da fibro, espero que volte mais e divida com a gente sua experiência tá? Beijão!

  9. noooooossa como sofro com essa doença, descobri faz uns 6 mesês, como meu corpo doe….
    sempre tive dor nas pernas, mas depois que me separei de meu marido não suportava mais tantas dores elas ficaram muito mais intensa e fui procurar a causa. Descobri a fibromialgia, estou tomando lirica, fazendo pilates e masagem já comecei com analise mas psicologa é muito caro, não tem dinheiro que aguente….

  10. Uau que negócio louco essa fribromialgia, acho que to com esse negócio na coxa esquerda. Decidi mudar a alimentação, o sono e não fico mais triste com nada. Nada me abala mais. Alegria!

  11. Desde a adolescência sentia muitas dores, nas pernas, cabeça, nas costas, dói tudo. Hj, com 35 anos fiz cirurgia no punho direito (tendinite), passado 3 meses da cirurgia ao invés de melhorar tá é piorando tudo. Sofro também com a Síndrome do Intestino Irritável, se comer alguma coisa que não “cai” bem, aí já era. Já tomei vários remédios, inclusive um deles me fez ganhar peso e não tive melhora, NADA adiantou até agora. Já não sei mais o que faço. E ainda existem pessoas que acham que tudo que digo sobre as dores é “frescura”, “preguiça”. Só quem tem e sente sabe o que é sofrer. Abraços

  12. ola minha namorada esta desesperada com tanta dor. o medico fala que ela deve ter fibromialgia. ela tem muitas dores nas articulaçoes foi no reumatologista ele receito para ela o lirica um anti depr. e um para a dor. mas a medicamento para a dor o metanor. tem esta a tomar esta medicaçao a 3 semanas e nada de melhoras antes pelo contrario le deu tambem muita indesposiçao berbulhas no peito etc… bem tou a ficar sem soluçoes para recurer com ela…

  13. Meninas, retirem os grãos do cardápio, sejam eles integrais ou não e principalmente qualquer um que tenha glúten como aveia e trigo. Os intestinos não foram feitos para receber estes alimentos, e adoecem causando uma série de distúrbios e patologias. Os intestinos são responsáveis pela produção de serotonina e quando maltratados ficam impossibilitados de cumprir seu papel. Intestinos saudáveis funcionam pelo menos três vezes por dia, sem dores, sem gases e esforço. As fezes tem que deslizar facilmente e não ter odor fétido. Procurem na internet e no facebook sobre frigovorismo.

Adoro comentários!

