Pra que serve uma comoda?

Esse é o tipo de móvel multiuso, criado a partir dos baús que eram usados pra acomodar enxováis das casadoiras de outrora, hoje em dia tem finalidades bem mais praticas e menos romanticas. Guardar sapatos por exemplo. Cosméticos, livros, lingerie, aquelas coisinhas miudas que a gente nunca usa, até precisar delas…
E ainda podem guardar nosso enxoval e facilitar muito a vida no dia a dia…
Uma dica pra acomodar objetos de todos os tamanhos sem misturar tudo, fazendo uma grande bagunça, é dividir os espaços dentro da gaveta, dá pra fazer isso usando
divisórias de acrilico, plastico e até papel ou cartolina (que a gente pode fazer em casa). Mas quem tem objetos delicados que não são muito usados, pode guardar em caixinhas decoradas (de papelão ou tecido) e até mesmo os porta-treco de acrilico transparentes perfeitos acomodar tudo direitinho e custam bem baratinho.
Outra coisa importante é não misturar os assuntos, na gaveta de lingerie, coloque apenas lingerie (no máximo você pode usar uma divisória pra meias, guardar), pra evitar bagunça.
Lençóis, toalhas de banho e cia…
Eu prefiro enrolar, pra aproveitar espaço e evitar que amassem. Fazer isso tambem facilita na hora da troca, é mais fácil achar o que eu preciso.
Material de costura, livros, etc…
Existem caixas de costura que cabem em qualquer lugar, usem e abusem. Eu tenho duas gavetas da comoda, onde guardo meu material de artesanato, a maioria em caixas, mas algumas coisas (como tecidos) ficam dobradas num canto especifico, pra evitar bagunça.
Sapatos e bolsas…
Sempre da última gaveta, pra primeira: coloque primeiro os sapatos pesados (botas), depois os esportivos (tênis/chinelos), sociais, cintos e bolsas, acessórios…separe os modelos por tipo, coloque os pares um na frente do outro (ou lado a lado), nunca deitados, nunca dobrados (cano de bota) – se não couber na gaveta, separe um cantinho especifico no guarda roupa pra eles, nunca coloque um pé em cima do outro, porque isso deforma o sapato…
Livros, cd´s, dvd´s…
Fala sério, não tenho muitos livros (sempre troco depois de ler), mas temos uma coleção de cd e dvd de arrancar os cabelos. A saída foi comprar pastas e organizar filmes, seriados e musicas por gênero, artista e número do catálogo (catalogamos tudo no excel), depois ensino como fazer. Com os livros a gente pode fazer a mesma coisa: catalogar, numerar e arquivar (e lembrar de manter tudo sempre muito limpo pra evitar mofo viu?!). Dá pra guardar em qualquer cantinho e fica sempre fácil achar o que a gente quer…

Espero que as dicas tenham ajudado, resolvi colocar aqui porque quando comecei a organizar minha casa, tinha muita dificuldade em organizar certas coisas – já viram como é dificil arquivar documentos, por exemplo? E as dicas que dão por ai é pra quem tem muito espaço em casa ou muita grana pra investir, e geralmente são complicadinhas de seguir…

Em breve:

5 comentários

  1. Amei!
    Que cômoda linda!!!
    Pena que aqui em casa, não tenho um espacinho séquer sobrando, pode?
    rs
    Já pensei e repensei em comprar uma cômoda, pois a acho muito útil, mas pôr onde? Na minha cabeça? bah…
    Tenho mania de organização…então acho que dá para organizar as lingeries, blusinhas, biquinis e etc numa boa.
    Adorei as dicas…
    Conta mais…
    Bjos

  2. eu sou muito preocupada com a organização, mas a manutenção daquelas coisas que gosto, sejam as cartas dos amigos e parentes, os livros, papeis de carta, materiais dos cursos, roupas, peças intimas etc…

    sou muito chata com isso, inclusive é um dos meus desafios em viver com a minha mae depois de alguns anos morando sozinha… dividir espaço para bagunça de ambas…

    mas vejo que cada objeto tem sua finalidade e poderá ser colocada como decorativo e otimização do espaço

Adoro comentários!

