Compulsão, gula ou o que?

Sinto muito, mas esse post está um tanto azedo…

Me impressiona o quanto as pessoas gostam de encontrar desculpas pro descontrole alimentar. Me impressiona mais ainda que as mais descontroladas são, justamente, as mais radicais com dieta. Vivem entrando e saindo de dietas, participam de grupos, desafios e mesmo assim não tem sucesso algum. Daí poem a culpa na compulsão alimentar.

Vamos deixar claro que compulsão alimentar é um disturbio sério, por vezes tratado a base de medicamentos – não pensem que eu sou uma regra em comedores compulsivos, eu sou uma rara excessão, porque graças a Deus não precisei de medicamentos, calmantes, ansioliticos ou antidepressivos – mas a maioria precisa, além do acompanhamento psicologico e nutricional. Não tem segredo, não tem regra. A realidade é essa, nua e crua. Os grupos de apoio existem pra dar suporte e pra troca de experiência, porque nós sabemos que ninguem vence a compulsão alimentar sozinho – a menos que não seja comedor compulsivo.

Não é porque você passa a semana a base de alface e mamão e aí, na sexta feira, enche a pança de linguiça com cerveja que vai por a culpa numa doença que nem conhece direito.

Tá cheio de gente guloso por ai. Gula é um pecado capital, além de ser feio e sinomino de falta de educação. Mas gulosos são capazes de se controlar numa festa, numa balada, churrascaria ou qualquer outro lugar que tenha comida em abundancia. Não fazem por que não querem e ponto final.

Eu sou comedora compulsiva, mas no final de semana tive uma grande e enorme GULA e daí? É melhor, mais bonito e saudável, assumir uma falta de educação do que se esconder atrás de uma doença que não existe.

A compulsão alimentar não anda sozinha, ela vem acompanhada de diversos outros fatores, emocionais ou psicologicos. Traumas de infancia, as vezes negados até a morte. Por isso é preciso acompanhamento psicologico, pra ajudar a detectar a fonte dos problemas e tratar de forma adequada.
Até hoje, de todas as pessoas que vieram me pedir socorro através desse blog, só uma é realmente comedora compulsiva, e como eu sei disso? Porque foi a única que foi buscar o tratamento adequado: médico, nutricionista, psicologo. E por incrível que pareça, tem obtido resultados surpeendentes no tratamento, porque parou de perder tempo vivenciando experiências alheias e passou a viver suas proprias, melhor, passou a ‘escrever’ suas próprias experiências.

A maioria que pede socorro quer a receita de um remédio, a dica de uma dieta, o segredo da malhação…e ficam hor-ro-ri-za-das quando mostro meu cardápio. Algumas ficam até com raiva e dizem que faço a dieta de forma errada. Dieta errada? Não sei. Ela foi passada e é supervisionada por uma nutricionista. Tenho exames clinicos pra provar que até agora ela tem suprido muito bem minhas necessidades nutricionais: meu percentual de gordura no sangue é digno de um atleta (quer ver? mando uma cópia das anotações médicas), minha taxa de colesterol é mais que perfeita, diabetes idem, enfim, clinicamente estou perfeita. Fisicamente tambem, apesar de não ter mais o mesmo pique que tinha antes da fibromialgia, ainda tenho o mesmo peso, manequim e  medidas. E o que isso quer dizer? Nada, porque pra mim o que importa acima de tudo é a saúde e o bem estar. E quando falo em saúde, bem estar e qualidade de vida, falo do conjunto da obra e não da barriga chapada – porque ela é a consequencia do equilibrio e não o contrario.

Então, se você não tá conseguindo manter uma dieta equilibrada, tá mais do que na hora de buscar ajuda profissional. Parar de se comparar com as capas de revistas e começar a se comparar com você mesma, buscar a melhor versão de si mesma.

Talvez seja hora de avaliar seus relacionamentos inclusive. Seu emocional, sua auto confiança, auto estima e como tem lidado com situações extremas. Nem tudo é culpa da gordura…

Namastê!

Anúncios

5 comentários

  1. Amei seu comentario sobre compulsão,é isso ai o q falta pra nos compulsivos e vergonha na cara,pq fica chamando isso de doença ficamos cada vez piores..Amei sou uma compulsiva ou gulosa vamos dizer e to indo na psicologa..To engordando dmais
    tenho 1,69 e 73kg estou com 30anos..Preciso ter vergonha na cara e me reeducar..
    Evc tem qtos kilo..Q dieta vc segue.
    obrigada…

  2. sou compulsiva, ja fui anoretica, ja me tratei com medicamentos, não resultou, terapia e nutricionista, nada resulta volto sempre ao mesmo. Estou no fundo do tunel, engordando a cada dia que passa e me matando à fome…sigo o seu site.

    obrigada

  3. Oi, Cris. Depois de onze anos nos Comedores Compulsivos Anônimos decidi que era hora de tirar os Doze Passos da minha vida porque não funcionou para mim. O que eu consegui no CCA conseguia também fazendo dieta. Fazia por uns dias e depois “furava”a dieta.
    Bill W. co- fundador dos Doze Passos era fumante e morreu por complicações nos pulmões. Quando foi perguntado se ele queria mais oxigênio, disse que queria um cigarro. Ou seja, como achar que meu problema com a comida vai ter solução usando um programa supostamente “espiritual” quando seu idealizador era um viciado que chamava o tabaco de “um vício bom” só porque parou de beber? Conheço pessoas que pararam de beber e usar outras drogas sem grupos de Doze Passos. Conheço ex obesos que também emagreceram sozinhos. Apenas com ajuda médica, psicológica e, porque não dizer, religiosa. E não teve essa história de recaídas, deslizes, etc como escuta-se nas reuniões de Comedores Compulsivos Anônimos. Lá é muita reclamação e abusa-se do termo DOENÇA. Tudo é a doença falando… Eu já não aguentava mais aquela atmosfera de tristeza e medo onde o grande problema, a pior desgraça é a comida. No CCA comparam comida com droga e sempre achei isso um horror.
    Tenho meu livre-arbítrio e, na pior das hipóteses, há profissionais competentes que tratam do assunto sem eu precisar aturar tanta paranoia.
    Acho que obesidade é uma doença muito séria mas compulsão alimentar é distúrbio de comportamento. Se tudo que é fraqueza for chamado de doença, a humanidade está perdida.
    Um abraço.

  4. oi tenho 20 anos e estou engordando muito tenho160 e 80 quilos ñ sei o que e isso, se e conpucao ou gula costume de estar sempre comendo vc pode mim ajudar a desvendar esse misterio. por favor mim ajude

Adoro comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s